Imagem Publicações - Associação Pró Memória de Monte Alegre do Sul

Publicações

1-
O Senhor Bom Jesus de Monte Alegre do Sul
Ficha técnica:
MIRANDA, Evaristo Eduardo de (texto)
COLOMBINI, Fábio (fotografias)
O Senhor Bom Jesus de Monte Alegre do Sul, São Paulo: Gráfica Comdesenho, 2016
ISBN 978-85-64195-06-6

Quem abrir este livro atravessará um portal da natureza, da fé e da arte e do povo do município de Monte Alegre do Sul, estância paulista situada às margens do rio Camanducaia, entre Amparo e Serra Negra.

A Cidade-Presépio ainda preserva seu patrimônio arquitetônico. E sua igreja matriz, no alto da praça central, é um Santuário dedicado ao Senhor Bom Jesus. Ali, cada coluna, janela ou imagem é um calendário da história humana e de seus mistérios. Há mais de um século, esses tesouros ajudam montealegrenses, romeiros, e turistas a entrar em contato com dimensões sagradas, bem além de suas limitações individuais.

O maior dos mistérios, a razão do templo, é um Deus sofredor, humilde e humano: o Bom Jesus. Sua imagem diferenciada não se apresenta ensanguentada. Apenas algumas marcas e surpreendentes lágrimas de sangue.

Este livro oferece chaves de acesso à riqueza e aos tesouros do templo e do tempo que da origem ao destino de cada um. Do diálogo de fotos, texto e contexto emergem dimensões e realidades esquecidas em cada um. Na harmonia de símbolos e palavras, letras e luzes, a cada página o leitor descobrirá outras passagens, sempre incitado a ultrapassá-las.

No mundo, quem revela os tesouros da natureza, da fé e da arte é a luz do sol. No coração, quem revela os tesouros da humanidade é a luz do amor e da vida espiritual. Como o montanhista ao atingir um cume comtempla sereno a paisagem, quem adentra o Santuário do Senhor Bom Jesus é levado pela arte à contemplação do Invisível. Não entre sem emoção!

2-
O Santuário do Bom Jesus de Monte Alegre do Sul - Releituras
Ficha técnica:
LIMA, Roberto Pastana Teixeira
PETERLINI, Jussara
O Santuário do Bom Jesus de Monte Alegre do Sul - Releituras, Amparo: Gráfica Foca, 2016
ISBN 978-85-63474-44-5

Os alunos da Associação Pró Memória puderam trabalhar com diferentes combinações entre materiais e técnicas e puderam se expressar de diferentes maneiras.

O grupo se distribuiu em tarefas e entre elas, num primeiro momento, se salientaram o trabalho de pesquisa, as fotografias, os desenhos de observação e de esboço. A partir daí, surgiram várias ideias para a representação. A princípio, a experiência do desenho levou ao tridimensional, à moldagem dos capitéis em argila. Depois, as variações dos desenhos baseando-se sempre no tema escolhido. Desenhos em grafite e também coloridos. Pinturas em lápis de cor, carvão, e pó de café. Xilogravuras. Elaboração de moldes e também de registros mistos, onde os papéis, o desenho e os recortes reconstruíram vitrais.

Este trabalho visou o estudo e a experimentação de técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de um projeto artístico-cultural. Homenageou, ao mesmo tempo, o centenário do Santuário do Bom Jesus de Monte Alegre do Sul inspirando-se nos seus vitrais e, sobretudo, nas pinturas de D. Rocco pintor que, a partir dos anos 30, elaborou sua decoração interna.

3-
Catálogo de Museu
Ficha técnica:
ABE, Júlio e LIMA, Roberto Pastana Teixeira Lima
Catálogo de Museu – Associação Pró Memória de Monte Alegre do Sul. Amparo: Gráfica Foca, 2013. (Objeto ProAC 2012 – Governo do Estado de São Paulo)
ISBN: 978-85-63474-25-4

O catálogo é, primeiramente, o registro do acervo do Museu mantido pela Associação Pró Memória de Monte Alegre do Sul constituído por fragmentos de arquitetura e técnicas construtivas empregadas na região. Traz todas as peças do Museu e é fartamente ilustrado. Além disso, procura aproximar, num segundo momento, a maior parte dos municípios do Circuito das Águas Paulista no que concerne à arquitetura presente nas suas paisagens urbanas onde se desenvolveu uma arquitetura de tradição clássica. É desta forma que, através da publicação, o Museu se abre para a paisagem da cidade de Monte Alegre do Sul e depois se expande propondo a criação de relações tanto visuais quanto preservacionistas.

4-
Monte Alegre do Sul, Passeios da Memória
Ficha técnica:
LIMA, Roberto Pastana Teixeira.
Monte Alegre do Sul: Passeios da Memória. Amparo: Gráfica Foca, 2011.
ISBN 978-85-63474-12-4

Esta publicação é um convite a se conhecer Monte Alegre do Sul, cidade pequena, espremida entre as montanhas das bordas da Mantiqueira, cerca de 140 quilômetros da capital e 70 de Campinas, situada bem no coração do Circuito das Águas Paulista. Além de breve histórico, traz informações para quem gosta de passear exercitando o olhar para a arquitetura urbana. Discorre sobre edifícios e sobre a arquitetura de tradição clássica que dá unidade ao conjunto. Apresenta o neocolonial que está presente em vários edifícios do município, sobretudo na antiga Fazenda Experimental inaugurada nos anos 1940. Sugere também 14 passeios pela zona rural. Orienta sobre o grau de dificuldade, discorre sobre a floração da vegetação e sobre as sombras acolhedoras. Um mapa situando os caminhos que podem ser percorridos a pé, de bicicleta, de moto ou auto e completa as informações.

5-
Apontamentos para a História de Monte Alegre do Sul
Ficha técnica:
LIMA, Roberto Pastana Teixeira.
Apontamentos para a História de Monte Alegre do Sul. Amparo: Gráfica Foca, 2004.
ISBN: 978-85-63474-03-2

A publicação tem como proposta a divulgação e informação a respeito de temas escolhidos entre aqueles constantemente discutidos entre a população: os vestígios humanos e os caminhos mais antigos, a povoação, o café, a imigração, a flora original. Assim, procurou-se estudar o nascimento do núcleo primitivo e as primeiras transformações urbanas. Na zona rural estudou-se a primeira imigração, a chegada dos austríacos na fazenda Salto Grande em 1876, ano em que no Rio Grande do Sul e Espírito Santo chegavam também os primeiros imigrantes de mesma origem. Anuncia-se a presença das tulhas adegas, construções em pedra, muito características da região, edifícios que simbolicamente abrigavam duas culturas: a europeia do vinho e a brasileira do café.