Imagem Monte Alegre do Sul - Associação Pró Memória de Monte Alegre do Sul

Monte Alegre do Sul

Monte Alegre do Sul faz parte do Circuito das Águas Paulista, tem população estimada em cerca de 7.000 habitantes e está situada nos limites da Serra da Mantiqueira, entre montanhas que, às vezes, ultrapassam mil metros de altitude.

Em pleno século 21, Monte Alegre do Sul exibe na sua paisagem, de forma bem definida, extratos da sua História.

A área mais antiga da sua pequena trama urbana expõe um conjunto arquitetônico bem preservado. naturalmente por sua população, mesmo sem restrições legais.

As poucas edificações “apalaçadas” convivem com as casas singelas de porta e janela, todas elas evidenciando o forte sabor da tradição clássica. as contaminações dos gostos na inoculação dos projetos e das obras dos técnicos locais da construção.

Além da tradição clássica, a reverberação das formas novas como o neo colonial do início do século 20 pode ser acompanhada nas construções da antiga Fazenda Experimental, do Balneário e de inúmeras casas levemente referendadas em breves citações.

A zona rural de Monte Alegre do Sul sempre foi o espírito do município. Acompanhando os córregos desde suas nascentes das terras altas até os pequenos vales a caminho do Camanducaia, a vida se organizou nas plantações, nos monjolos, nos moinhos, nas tulhas, adegas e alambiques.

Diversificaram-se as produções, os usos. Hoje, quem visita o município, pode circular por pequenas estradas, desfrutar a paisagem singular, hospedar-se em pousadas acomodadas nos altos e baixos vales, saborear culinária caipira, aguardente artesanal, vinho caseiro e café de qualidade. A Associação Pró Memória produziu um pequeno guia que sugere passeios pela zona urbana e rural do Município. Nele podem-se obter informações a respeito de passeios curtos e longos, que podem ser feitos a pé, de bicicleta, de moto ou carro. Pode-se também saber a respeito das caminhadas com menores ou maiores graus de dificuldades, além de outras que se relacionam às estações e às florações regionais.

Clique sobre a imagem para ampliar