Imagem Exposições Temporárias - Associação Pró Memória de Monte Alegre do Sul

Exposições Temporárias

O espaço do Museu além de abrigar a exposição de longa duração abre-se também às exposições temporárias, todas elas referendando o universo regional. Pode-se pensar, assim, em quatro modalidades de exposições:

1 - Exposições das produções das crianças inscritas no programa da Associação Pró Memória.
2 - Exposições temáticas a partir do acervo documental mantido pela Associação Pró Memória.
3 - Exposições temáticas a partir do acervo coletado junto à comunidade montealegrense ou regional.
4 - Exposições temáticas mistas a partir de mescla entre acervo da comunidade e acervo da Associação Pró Memória.
4.1 - Memória do Futebol.
4.2 - Memória Musical.
4.2 - O morango em Monte Alegre do Sul.

1-
Exposições das produções das crianças inscritas no programa da Associação Pró Memória.

As crianças inscritas no programa da Associação Pró Memória desenvolvem, semestralmente, trabalhos que se finalizam com a construção de objetos. Assim, como exemplos, estão as escavações arqueológicas, a reconstituição de paisagens, de sítios históricos e de edifícios onde foram empregadas técnicas construtivas atualmente em desuso. Esses objetos produzidos, quase sempre em forma de maquetes, são expostos por tempo indeterminado, sendo substituídos à medida que novos outros vão sendo elaborados, de modo a informar o visitante do museu a respeito dos trabalhos desenvolvidos.

2-
Exposições temáticas a partir do acervo documental mantido pela Associação Pró Memória

As crianças inscritas no programa da Associação Pró Memória desenvolvem, semestralmente, trabalhos que visam a coleta, reprodução, identificação e catalogação de imagens fotográficas pertencentes à comunidade montealegrense. Assim, como exemplos, estão imagens relacionadas ao tema “Monte Alegre Urbano”. Além dos arquivos digitais e analógicos, as crianças também organizam exposições temáticas com esse material catalogado, permanecendo as exposições abertas em sala do Museu por curtos períodos de tempo.

Clique sobre a imagem para ampliar

3-
Exposições temáticas a partir do acervo coletado junto à comunidade montealegrense ou regional

As crianças inscritas no programa da Associação Pró Memória desenvolvem, dentro do estabelecido no Plano de Atividades Semestral, coleta e organização de exposições de objetos angariados junto à comunidade montealegrense e também regional. Assim, como exemplo, estão as exposições organizadas sob o tema “religiosidade”, a partir dos objetos que pertencem à capela do sítio do senhor Deco Benati situado no bairro do Braizinho e que passaram por processo de limpeza e restauração sob a orientação da restauradora Georgete Rodrigues. Além disso, outras, engendradas a partir das imagens produzidas durante a restauração da Via Sacra do Morro do Cruzeiro próximo ao Santuário do Bom Jesus promovida pelo senhor Luís Sarasá no que diz respeito aos azulejos e pela artista plástica Yoko Marubaiashi no que concerne às esculturas em concreto.

Clique sobre a imagem para ampliar

4-
Exposições temáticas mistas a partir de mescla entre acervo da comunidade e acervo da Associação Pró Memória.

As crianças inscritas no programa da Associação Pró Memória desenvolvem, semestralmente, trabalhos que visam a coleta, reprodução, identificação e catalogação de imagens fotográficas pertencentes à comunidade montealegrense. Assim, como exemplos, estão imagens relacionadas aos temas: O morango em Monte Alegre do Sul, a memória do futebol e a memória musical. Essas exposições contaram com material do arquivo documental da Associação Pró Memória e também com objetos coletados entre as instituições montealegrenses e a comunidade de maneira geral.

4.1-
Memória do Futebol

Clique sobre a imagem para ampliar

4.2-
Memória Musical

Clique sobre a imagem para ampliar

4.3-
O morango em Monte Alegre do Sul

Clique sobre a imagem para ampliar